Maikonlyne - Sistema para Gestão de Revenda de Gás: Como realizar um pedido / venda?

Como realizar um pedido / venda?

No lançamento de pedidos é possível realizar a venda individual, ou seja, a venda normalmente realizada por telefone (tele entrega) ou na própria empresa (portaria).

Se possui o identificador de chamadas, quando o telefone tocar, o sistema avisa automaticamente se o número é de cliente, funcionário, fornecedor ou até mesmo se é apenas um contato cadastrado na agenda. A partir da tela de identificação, basta pressionar “Realizar Pedido” ou a tecla “Enter” (no seu teclado) para realizar a venda.

Ao tocar dois ou mais telefones ao mesmo tempo, o sistema mostra as telas de identificação uma abaixo da outra (em forma de cascata).

  • Campo A: Pedido Atual

Pode-se fazer a venda pesquisando pelo telefone do cliente, se não tiver um registro deste telefone, pressione “F1” para incluir um cadastro (simples ou completo) ou ainda “F5”, para fazer uma consulta dos clientes já cadastrados. Se deseja acrescentar o número a um cadastro já existente basta clicar em ASSOCIAR.

Ao digitar parte do endereço, o sistema sugere automaticamente o restante através da base de CEP dos correios, sem a necessidade de abrir a janela de “Busca CEP”.
Para habilitar esta função deixe selecionada a opção de “Busca e sugere endereços já cadastrados nos correios”, através do menu: Utilitários> Configurar Sistema> na guia Diversos.

Para realizar o pedido, digite o código / descrição do produto ou passe o leitor de código de barras. Informe a quantidade e o valor unitário de venda. Para incluir diversos itens, basta pressionar “Enter” ou o botão “+”.

Pode também acrescentar uma “observação do pedido” e uma “observação do item” que ficará armazenada somente no pedido em questão.

 

lancamento_pedidos

  • Campo B: Histórico

Nesta aba é possível visualizar o histórico de compras do cliente com mais detalhes, a data, o produto, a quantidade e valor de suas compras anteriores e empréstimos. Pode também visualizar a situação financeira do cliente e demais informações.

Com um duplo clique sobre um item do histórico de vendas pode encaminhar o produto selecionado ao pedido atual.
Com um duplo clique sobre uma determinada conta a receber pode também localizar a fatura e tem a possibilidade de alterar ou baixar a mesma.

 

historico_pedidos

  • Fechamento do pedido

Antes de salvar o pedido, tem a possibilidade do preenchimento de alguns dados como: entregador, forma de pagamento, desconto, taxa de entrega ou se há necessidade de troco.

Pode também informar os dados de pagamento posteriormente, deixando o pedido em aberto. Para isso, salve o pedido sem fazer o fechamento. Pedido “em aberto” não é contabilizado no estoque e nem no financeiro, pois não foi finalizado ainda.

Tem a opção de agendar a entrega do pedido para uma data futura. Para isso, clique em “Agendar data de entrega”, informe o dia e horário para gravar os dados. Esta opção de agendamento serve para vincular o pedido a uma determinada data de entrega futura, no caso se o mesmo já tenha sido realizado e devidamente acertado pelo cliente, pois o valor será contabilizado no caixa ou banco pela data de lançamento da venda.

Caso o pedido esteja apenas programado e ainda esteja com pagamento em aberto, lance a venda com a data que pretende fazer a entrega e o recebimento pelo pagamento do mesmo.

 

fechamento_pedido

 

É possível fechar o pedido rapidamente apenas pressionando CTRL + Enter (no seu teclado). Se estiver com os itens de funcionário, forma de pagto, taxa de entrega pré-configurados como padrão, estes campos serão preenchidos automaticamente.

Para configurar os itens e deixar padronizado acesse: utilitários > configurar sistema > na guia Diversos.

Inclusive, pode deixar selecionada a opção de imprimir sem que seja apresentada a tela de confirmação da impressão, o que agiliza mais ainda o fechamento do pedido.

Para configurar a opção de impressão automática, acesse: utilitários > configurar sistema > na guia Recibo > selecione: “Novo pedido imprime sem perguntar”.

 

Logo após a conclusão do pedido, é possível imprimir o recibo de entrega.

O sistema é compatível com qualquer impressora do tipo NÃO FISCAL. Para formatação do recibo acesse: Utilitários > Configurar Sistema > Recibo.

 

 

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