Gas Expert 2010

Abaixo você pode conferir todas as atualizações realizadas no sistema Gás Expert Plus 2010









CONTAS A PAGAR / RECEBER

  • Consulta de contas

Para melhor visualização, foi inserida a coluna “DOC”, onde pode ser visualizada a data do documento (emissão) além de poder excluir as linhas que não deseja visualizar na tela, selecionando as linhas e pressionando “DELETE”.

Com isso é possível somar apenas as contas desejadas e até mesmo imprimir uma listagem geral apenas dos itens que aparecem na tela. Para visualizar acesse o menu “Financeiro” e clique em “Contas a Pagar” ou “Contas a Receber”.


  • Alteração de contas

Há disponibilidade de alterar as contas a receber (vendas a prazo) mesmo quando criadas pelo Tele Vendas (Lançamento de Pedidos).
Poderá realizar alterações do cliente, vendedor e até mesmo a descrição da conta.

Para isso acesse o menu “Financeiro”, clique em “Contas a Pagar” ou “Contas a Receber”, selecione a conta (linha) e pressione “Alterar”, altere as informações necessárias e clique em “Salvar”.

 

  • Carta de cobrança

É possível imprimir carta de cobrança das contas a receber (vendas a prazo) que estão em aberto no sistema.
Basta acessar o menu “Financeiro” > “Contas a Receber”, selecionar uma determinada conta em aberto e clicar em “Imprimir” > “Carta de Cobrança”.

 

  • Impressão detalhada de pedidos

Relacionamos os Pedidos dos clientes com as Contas a Receber.
Agora no menu Financeiro > Contas a Receber, podem ser impressos as contas a receber com os devidos pedidos realizados pelo cliente, ou seja, saber quais os itens lançados no "Lançamento de Pedidos" de qualquer venda a prazo.

Para isso, acesse o menu “Financeiro”, clique em “Contas a receber”, em seguida pressione “Imprimir”, selecione a opção “Detalhado (Pedidos da conta)” e terá um relatório detalhado com todos os itens do pedido.

 


 

CENTRO DE CUSTOS

  • Cadastro de centros de custos

Para cadastrar os centros de custos, você pode contar com uma nova maneira de organizar seus débitos ou créditos.
Essa é uma função muito útil e utilizada por empresas que desejam ter um maior controle financeiro. 

Por exemplo: Digamos que sua empresa tenha cadastrado no sistema os centros de custos chamados “salário fixo”, “comissão”, “passagem” e “almoço”. No final do mês você terá relatórios de despesas de cada centro de custos, correto?!
Com a versão nova, agora você pode visualizar também o total destes centros de custos (grupo), para isso basta criar um centro de custo de 1º Nível chamado “SALÁRIO” e colocar todos os centros referentes a este neste nível. De forma resumida você saberá o que gerou de despesas individualmente ou em geral.

O mesmo poderá ser feito com manutenção de frota (trocas de óleo, combustível, pneus e etc) ou também para os impostos (Darf, FGTS, INSS e etc).

Separando seus centros de custos você organiza facilmente e tem a oportunidade de observá-los em cascata.

 


 

ORDEM DE CARREGAMENTO

  • Impressão de ordem de carregamento

É possível a impressão de ordem de carregamento com Km inicial e final, além da hora inicial e final.
Para visualizar acesse o menu “Movimentos”, clique em “Ordem de Carregamento”, selecione uma determinada ordem (linha) e pressione “Imprimir”.


  • Ordem de carregamento com rota de entrega

Para isso acesse o menu Movimentos > Ordem de Carregamento. Clique em incluir e insira os dados para o roteiro (obs: não informe a data).
Como voce não informou a data, ficará disponível todos os dias para você imprimir na ordem cadastrada. Você poderá imprimir o roteiro, clicando em Imprimir > Rota de Entrega.

 


 

RELATÓRIOS

  • Consulta de previsão de vendas

É possível pesquisar previsão de vendas em um determinado período de tempo. Para isso acesse o menu Relatórios > Previsão de Vendas.
Selecione a opção "Todos os dias" (para calcular a previsão sobre todas as vendas) e seleciona a opção "C/ Previsão". Informe a data de início e fim da pesquisa e clique em Consultar.

Importante lembrar:
- É necessário que o cliente tenha pelo menos 2 vendas registradas no sistema.


  • Relatório de previsão de vendas por grupo

É possível visualizar a Previsão das Vendas por grupo de clientes, nesse caso, será mostrado apenas os clientes do grupo de clientes selecionado.
Para isso acesse o menu Relatórios > Previsão de Vendas, escolha o Grupo de Clientes desejado, escolha as opções de consulta e clique em Consultar.

 

  • Lembrete com previsão de vendas

Nesta versão, o sistema está com o recurso de avisar automaticamente quando há previsão de vendas para o dia com um lembrete na tela principal do programa ao ser iniciado.
Dessa forma você pode ligar para o cliente oferecendo o gás ou água antes mesmo dele perceber a falta do produto, mantendo dessa maneira a sua carteira de clientes satisfeitos e bem atendidos.


  • Relatório de Vendas por mês

Criamos o relatório de vendas por mês, no qual mostra o total de vendas de cada produto de cada mês de um determinado período. Para isso acesse o menu Relatórios> Vendas
No campo de "agrupamento" selecione MÊS, escolha o período de tempo desejado e clique em "Consultar".

Dessa forma, você pode acompanhar a evolução da empresa em um período maior de tempo, como por exemplo, um semestre ou um ano inteiro de vendas.

 

  • Relatório de MCMM

O mapa de controle e movimento mensal (MCMM) foi atualizado e agora pode ser útil para qualquer empresa.
É possível imprimir o mapa de qualquer produto cadastrado no sistema, sendo muito útil para as empresas que possuem o novo botijão de 8kg (P.08) ou botijão de 5kg (P.05) e empresas no qual trabalham com outros produtos.

O MCMM é um relatório exigido pela ANP, mas que pode ser útil até mesmo para empresas de água mineral.
No relatório é mostrado o saldo inicial do estoque, todas as compras de mercadoria realizadas na empresa, as vendas, outras saídas do estoque e saldo final do estoque de cada produto.

Para acessar clique em Relatórios> Estoque Diário.

 

  • Relatório de Comissões

Agora em relatório de comissões de vendas é possível dividir a comissão dos vendedores por ROTA DE ENTREGA.

Para isso acesse o menu Relatórios> Comissões, selecione o periodo de consulta, o percentual, a rota de entrega e clique em Consulta.

 


 

LANÇAMENTO DE PEDIDOS

  • Observação no pedido

Além de ter um campo para observação do cliente, incluimos também um campo para a observação do pedido, no qual você está realizando.
Para isso acesse o menu "Movimentos", clique em "Lançamento de Pedidos" (na parte inferior da tela).

A observação do pedido será mostrada apenas naquele pedido e não ficará salvo no cadastro do cliente, diferente da "OBS do Cliente".
Exemplo: Entregar após as 16h / Cobrar cliente / Preço Especial.

Importante lembrar:
- No comprovante de entrega (recibo) e na lista de pedidos também é mostrada esta observação.

 

  • Mais agilidade na abertura da tela de Pedidos - F9

Melhoramos a velocidade de carregamento dos pedidos.
Com essa nova atualização ficou muito mais rápido para carregar a tela com os pedidos.

Essa diferença percebe-se facilmente quando você tem muitos pedidos no mesmo dia e/ou se utiliza o sistema em rede com outros computadores.
 Para visualizar acesse o menu Movimentos> Lançamento de Pedidos> Pedidos - F9.

 

  • Controle de pedidos

Incluímos busca por código do pedido, para localizar os pedidos facilmente apenas digitando o código.

Para visualizar este recurso além do novo "layout" da tela, com novo design acesse: Movimentos> Lançamento de Pedidos> Pedidos - F9.

 


 

DEMAIS CONFIGURAÇÕES DIVERSAS

  • Formulário contínuo

Criamos um tipo de impressão diferente. Impressão em formulário contínuo.
Você que possui um formulário de recibo já impresso na gráfica, pode agora imprimir o recibo diretamente no seu formulário, com os dados que desejar do recibo.

Para isso acesse o menu Utilitários> Configurações> na guia Recibo.
Selecione o tipo de impressão: FORMULÁRIO - MATRICIAL.
Escolha a impressora e logo abaixo preencha os campos de acordo com sua necessidade.

 

  • Impressão de recibo

Disponível agora a seleção de opções através do menu “Utilitários”, “Configurações”, na guia “Recibo”, onde pode marcar “SIM” automaticamente quando for imprimir o comprovante de entrega, pode exibir extrato do cliente (vendas a prazo em aberto) no final do comprovante, colocar todas as letras em negrito e ainda mostrar "troco para" no recibo.
Vale lembrar que no recibo de entrega agora é mostrado o último telefone cadastrado para o cliente, ou seja, sempre o telefone atualizado.

 

  • Código de barras

É possível cadastrar e vender produtos pelo código de barras. Para isso acesse o menu “Cadastros”, clique em “Produtos/Serviços”.
Pressione “Incluir”, informe o código do produto ou passe o leitor de código de barras, acrescente demais informações e finalize o cadastro pressionando “Salvar”.

No momento da venda no menu “Movimentos”, em “Lançamento de pedidos”, informe o código ou basta passar o leitor de código de barras para realizar a venda.
**Todos os leitores via USB ou PS2 (teclado) são compatíveis com o sistema.

 

  • Cadastro com código alfanumérico

À pedido de alguns clientes, o código do produto agora é alfanumérico. No código do produto é possível informar números e letras com até 20 caracteres, facilitando lembrar dos códigos caso hajam muitos produtos cadastrados.
Basta acessar o menu “Cadastros”, clicar em “Produtos/Serviços”, pressionar “Incluir”, preencher as informações necessárias e clicar em “Salvar”.

 

  • Listagem de clientes por rota

Nesse relatório é mostrado os dados de cada cliente, com os preços dos produtos praticados, saldo devedor e os seguintes campos para preenchimento do vendedor/entregador:
- Quantidade: quantidade comprada pelo cliente
- Total Geral: valor total pago pelo cliente
- A prazo: valor total a prazo pago pelo cliente
- Empréstimo: quantidade de produtos emprestados
- Devolução: quantidade de produtos devolvidos

Com estes dados e os campos preenchidos pelo vendedor/entregador, torna-se muito mais fácil no momento da venda, no acerto de contas e no controle de cada cliente.
 Para imprimir a listagem acesse o menu: "Cadastros", clique em "Clientes", pressione "Imprimir" > "Listagem de Clientes P/ Rota".

 

  • Configuração de bina

Agora ficou mais fácil configurar e ativar o identificador de chamadas via serial. Ao entrar em configurações da bina pelo menu: Utilitários> Configurações> na guia Bina, o sistema reconhece todas as portas COM disponíveis em seu computador.
É possível também reconhecer em qual porta está conectado e testar se o bina realmente está respondendo.

 

  • Suporte e atendimento

Criamos uma página de suporte dentro do sistema, para acesso a diversas ferramentas úteis que ajudará você conhecer cada vez mais o sistema. É possível baixar o manual de usuário, acessar o chat online, acessar as dúvidas mais frequentes, dicas, entre outros recursos.

Para isso acesse o menu Utilitários> Suporte Online.

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