Maikonlyne - Sistema para Gestão de Revenda de Gás: Proteger Bina e Pabx de Raios ou Descargas elétricas

Proteger Bina e Pabx de Raios ou Descargas elétricas

É muito mais fácil acontecer um raio ou descarga elétrica pela linha telefônica do que pela rede elétrica. Isso é causado, porque pelas linhas os raios percorrem quase 3 KM em média, entre o armário de telefonia e a casa do cliente. Já na rede elétrica, a impedância e possuí transformadores que amortizam o efeito.

Se sua região ocorre muita chuva e cai muitos raios nas proximidades ou ocorre muita queima frequentes de equipamentos, você pode evitar danos pela linha telefonica com filtro de linha com um centelhador e utilizar uma barra de aterramento separado (diferente de aterramento de tomadas elétricas). Verifique com um técnico capacitado para efetuar essa instalação para você. 

 Essa proteção reduz em muito (digamos em 80%) a probabilidade de danificar equipamentos como pabx, binas ou qualquer equipamento ligado na linha telefonica.

Edifícios que necessitam de homologação junto à prefeitura, são obrigados a instalar esses dispositivos. Por isso em locais com muitos prédios e edifícios é muito mais ocorrer esse tipo de problema.  

 

Como funciona?

Para dissipar as descargas elétricas é necessário desviar para a TERRA via aterramento e para isso, utiliza-se o Centelhador. Esse centelhador dispara quando a voltagem em cima dele chegar a valores superiores a 250V (há centelhadores para voltagens menores e maiores, dependendo do equipamento a proteger). Quando o centelhador dispara, ele faz algo equivalente a "retirar a linha do equipamento eletronico e ligar na barra de terra durante essa sobre voltagem, retornando  ao equipamento quando volta ao normal.  As vezes, acontece de a voltagem ser muitíssimo elevada e, assim, uma parcela dela passa através do centelhador, mesmo com ele conectado a barra de aterramento, mas com valores bem menores mas as vezes suficiente para causar estragos também.

 

O estabilizador protege meu computador contra raios?

O estabilizador é utilizado apenas para que a fonte do computador não oscile. Tem no estabilizador também entrada para linha telefônica mas trata-se apenas de um filtro antirruídos e não protege contra raios.

 

Se ainda ficou com alguma dúvida, basta entrar em contato conosco. Estamos a disposição

Desenvolvido por Maikonlyne